Anuncio!

No início do mês de abril, assumiu a Secretaria de Agricultura e Pecuária do município de Barcelona o engenheiro agrônomo Walter Gomes Barreto juntamente com o técnico em agropecuária Francisco José da Silva Junior, e esta nova gestãodeslumbra uma séria de ações que pretendem colocar em prática, visando uma melhor assistência para os produtores e criadores do meio rural deste município.
O secretário afirma ter conhecimento das dificuldades que enfrentará, devido ao nosso município estar inserido no semiárido nordestino, estando portanto vulnerável à os tantos problemas já conhecidos por todos como:
Estiagens prolongadas, chuvas irregulares, baixa capacitação dos produtores, pouca estrutura das propriedades e etc. acarretando baixa competividade e sustentabilidade, porem estas dificuldades servirão de incentivo para que busquemos melhorar esse quadro, através de realizações que venham a amenizar as dificuldades e fortalecer o produtor rural. Dentre as ações podemos destacar a melhoria hídrica nas comunidades rurais, usando potencial da bacia hidrográfica do Rio Potengi, não só para o consumo residencial, mas também possibilitando ao produtor realizar pequenas irrigações tanto para produção de alimentação humana, como também alimentação para o rebanho (capineiras e palma e etc).
Promover parcerias e convênios com instituições estaduais, privadas e universidades, no sentido de trazer tecnologias e recursos para o município, tais como: melhoramento genético dos rebanhos, melhorias sanitárias e zootécnicas do rebanho, escoamento de produção e incentivo ao associativismo.
Disponibilização de serviços veterinário para atendimento ao rebanho dos produtores não só curativo, mas também preventivo.
Realização de campanhas sanitárias de combate as principais doenças do rebanho (Aftosa, Raiva, Emeriose e etc).
Melhorias no atendimento aos produtores no sentido estrutural (escritório), no sentido de melhorar o conhecimento do perfil de nossos produtores realizando um cadastro rural, por comunidade e otimizar o uso da frota de maquinas e implementos.
Parceria com o sindicato dos trabalhadores rurais, através de realização de diversos cursos de capacitação para o meio rural, trabalhos em conjunto com o programa sertão empreendedor.
Realização de trabalhos para possibilitar ao produtor enfrentar a seca, como produção de silagem e outras formas de conservação de alimentos para os rebanhos. Em resumo, queremos aproveitar essa oportunidade, para realizar-nos um trabalho que venha trazer melhorias no sentido de amenizar as dificuldades dos produtores e uma melhoria de vida para suas famílias.
DSC_0097
E já dando início as atividades a secretaria de agricultura realizou na última sexta-feira, 08 de abril em parceria com o produtor Jorge Soares e o programa sertão empreendedor a silagem de capim elefante, do tipo superfície com capacidade de 13 toneladas.
DSC_0103
DSC_0116
DSC_0113
DSC_0110

via cn 

Postar um comentário