Os moradores da Rua Lins Bahia, na comunidade do Jacó, que fica entre os bairros de Petrópolis e Rocas, estão correndo o risco de ficar sem ter onde morar. Cerca de 44 casas estão em estado crítico, com possibilidade de desabamento. A situação é preocupante, mas algumas famílias não querem deixar o local.
“Risco tem, né? Mas, isso aqui não vai cair tão fácil assim”. Essas são as palavras do aposentado José Calixto, que mora no mesmo local há mais de 10 anos. Para ele, ainda existe uma esperança de permanecer na residência em que mora com a esposa que também é aposentada.
De acordo com um levantamento realizado pela Defesa Civil a área vem sendo monitorada desde 2014 quando fortes chuvas foram registradas na capital potiguar. As inspeções foram intensificadas nos últimos meses. “Como as casas estão em uma encosta, a movimentação da massa é lenta, porém pode haver desabamento a qualquer momento”, alertou Luciana Medeiros, diretora da Defesa Civil.
Nas residências moram atualmente 19 famílias que persistem em continuar mesmo com o risco iminente. A Prefeitura de Natal estuda um possível pagamento de auxílio-moradia ou indenizações para os proprietários das casas. O período de chuva também tem preocupado alguns moradores. “Quando chove aqui fica tudo cheio. Nessa época, eu não durmo”, declarou o morador Evandro Samuel.
via op9