Dos 24 deputados estaduais no RN que tomam posse hoje (1), um terço será de novos nomes. Foto: ALRN
Dos 24 deputados estaduais no RN que tomam posse hoje (1º), um terço será de novos nomes. Foto: ALRN
Três mulheres e 21 homens; a maioria deles (9) nascidos na década de 1960; sendo 15 brancos, 8 pardos e apenas um negro declarado. 19 são casados, quatro solteiros e um é divorciado; 15 nasceram (a maioria) fora de Natal; 18 tem ensino superior completo, enquanto 6 o médio concluído.
Do total, 12 são parlamentares (foi a ocupação declarada). O restante do conjunto é composto por dois funcionários públicos federais, dois vereadores, dois empresários, dois médicos, um policial militar, um economista, um professor do ensino fundamental e uma assistente social.
Todos eles, independente das diferenças e semelhanças, tomam posse nesta sexta-feira (1º) como os 24 deputados eleitos para a Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte. E devem ocupar o posto até o final de 2022, compondo pelos próximos quatro anos a 62ª Legislatura.
A cerimônia de posse terá início às 10h e será transmitida pela TV Assembleia, canal público. De acordo com a programação, a solenidade de posse começará com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), anunciando o nome dos que passam a ter mandato até 2022. Em seguida, eles farão o juramento legislativo.

Da composição que toma posse nesta sexta, o partido com maior número de deputados é o PSDB, com quatro cadeiras. Em seguida, vem o Solidariedade, com três deputados. PSD, PROS, MDB, PTC, Avante e PT têm cada um dois parlamentares. Fechando o conjunto, PSOL, PHS, PR, DEM e PSL têm um deputado cada.
A Assembleia Legislativa que toma posse nesta sexta-feira tem dois deputados nascidos na década de 1930. José Dias (PSDB), deputado reeleito, nasceu em abril de 1939; Vivaldo Costa (PSD), em novembro daquele ano. Juntos, este ano ele comemorarão 80 anos de vida.
Na outra ponta, o deputado mais novo fará 29 anos: Allyson Bezerra (Solidariedade), nascido em Mossoró, e um dos dois servidores públicos federais eleitos. Também é do Solidariedade o único parlamentar que se declarou da raça negra: Kelps Lima, que nasceu em Natal (como outros 9) e tem ensino superior completo (formado em direito), a exemplo de outros 18 parlamentares.
Sandro Pimentel (PSOL), Kelps Lima (SD) e Ubaldo Fernandes (PTC).
Sandro Pimentel (PSOL), Kelps Lima (SD) e Ubaldo Fernandes (PTC).
O outro servidor público federal que entra na Assembleia nesta sexta é Sandro Pimentel, que também não é de Natal (Ceará-Mirim), nasceu em maio de 1966; e que renunciou recentemente a uma cadeira na Câmara Municipal de Natal, para assumir o mandato.
Como ele, outros dois vereadores de Natal seguem a mesma trajetória e tem mais de um dado em comum: Ubaldo Fernandes e Eudiane Macedo. Os dois são do PTC e ambos se declararam de cor parda, como outros 6.
Os dois só não concordam em lugar e gênero: Ubaldo é um dos 21 homens da nova Legislatura, nascido em Tangará, a 92 quilômetros de Natal. Eudiane é uma das três deputadas que toma posse hoje e nasceu em Natal.
As outras duas mulheres parlamentares serão Cristiane Dantas (Solidariedade) e Isolda Dantas (PT), que apesar do sobrenome não têm parentesco evidente. A petista nasceu em Patu, é assistente social e nasceu em 1974. Sua companheira de Legislatura é de Natal, nasceu em 1972 e se declarou deputada. Elas fazem parte do grupo de seis deputados que nasceram na década de 1970.
Coronel Azevedo já foi comandante da PM no RN. Foto: Reprodução
Coronel Azevedo já foi comandante da PM no RN. Foto: Reprodução
Nova Assembleia do RN tem deputado pernambucano
Esse grupo só perde em quantidade para os que nasceram na década de 1960, com nove nomes. Um que está na casa dos 50 anos é o único novo deputado do RN que nasceu fora do estado. E é também representante ímpar do partido do presidente Jair Bolsonaro: André Luiz Vieira de Azevedo tem 52 anos e nasceu no Recife (Pernambuco).
Além de não ter nascido no RN e ser do PSL, o novo deputado também tem outra traço que o diferencia dos demais: “Coronel Azevedo”, como foi chamado na urna, é o único policial militar eleito para a Assembleia Legislativa em 2018; e já foi inclusive comandante da Polícia Militar no Rio Grande do Norte durante a gestão do ex-governador Robinson Faria.
Confira lista dos deputados estaduais do RN que tomam posse, por partido
  1. Ezequiel Ferreira (PSDB)
  2. José Dias (PSDB)
  3. Raimundo Fernandes (PSDB)
  4. Tomba Farias (PSDB)
  5. Cristiane Dantas (Solidariedade)
  6. Allyson Bezerra (Solidariedade)
  7. Kelps Lima (Solidariedade)
  8. Galeno Torquato (PSD)
  9. Vivaldo Costa (PSD)
  10. Gustavo Carvalho (PROS)
  11. Albert Dickson (PROS)
  12. Hermano Morais (MDB)
  13. Nélter Queiroz (MDB)
  14. Eudiane Macedo (PTC)
  15. Ubaldo Fernandes (PTC)
  16. Dr. Bernardo (Avante)
  17. Kleber Rodrigues (Avante)
  18. Francisco do PT (PT)
  19. Isolda Dantas (PT)
  20. Sandro Pimentel (PSOL)
  21. Souza (PHS)
  22. George Soares (PR)
  23. Getúlio Rêgo (DEM)
  24. Coronel Azevedo (PSL)
Fonte: Assembleia Legislativa.