As comemorações começam nesta quarta-feira dia 25 de julho com a abertura solene com a Carreata do Perpétuo Socorro saindo às 18:00hs da cidade de São Tomé, logo após a carreata teremos o hasteamento da Bandeira e em seguida a Missa de Abertura com todos os Movimentos, Pastorais e Comunidades e só termina no dia 02 de agosto com Caminhada Penitencial às 5h, Café Comunitário às 6h, Pipocaço às 12h, Procissão de Encerramento às 16h, Celebração Eucarística às 17:30h, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha(Arcebispo Metropolitano de Natal).
FESTA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Padroeira de Barcelona/RN
CONVITE
Caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Estamos para celebrar mais uma festa da padroeira da cidade de Barcelona, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Neste ano a festa reveste-se de uma dignidade maior, pois celebramos o centenário da chegada da primeira imagem da padroeira, ofertada pelo Padre Cícero Romão Batista e trazida pelos romeiros, leigos filhos desta terra onde a Virgem do Socorro tornou-se uma semente que fez florescer a fé cristã. A festa será marcada pela memória e pela ação de graças por Deus ter concedido a seu povo um sinal tão belo de seu amor: a intercessão e o materno socorro da Santa Mãe de Deus. Também vivemos a graça do ano dos leigos e leigas. A festa também servirá para valorizar e incentivar ainda mais a participação de todos na construção do reino de amor e paz, que apoiados na fé no Deus salvador somos todos chamados a edificar, sendo sal da terra e luz do mundo (cf. Mateus 5, 13-16). Você faz parte desta caminhada de fé. Portanto, participe com toda a paróquia deste momento singular de renovação do compromisso batismal e eclesial, unidos a Jesus e a Virgem Maria na celebração deste centenário.
Pe. Newton Coelho de Oliveira
Pároco
Comissão organizadora da Festa
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
DIA 25/07 – QUARTA-FEIRA
18h: Carreata do Perpétuo Socorro
Local: Saindo da Cidade de São Tomé/RN
Hasteamento das bandeiras
19h: Missa de abertura
Presidente: Padre Francisco Ney Lopes (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Conceição – São Tomé).
Noiteiros: Comunidade de São Tomé, motoristas e motoqueiros.
DIA 26/07 – QUINTA-FEIRA
05h: Caminhada Penitencial
09h: Visitas missionárias
12h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Marcondes Eduardo Alexandre (Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista – Arez/RN)
Noiteiros: Pastoral da Liturgia, Coroinhas, Comunidade Obra de Maria, Avôs e avós, Viúvos e viúvas, Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, Setor São Pedro (Formigueiro) e Setor Santa Luzia (Cotovelo)
DIA 27/07 – SEXTA-FEIRA
05h: Caminhada Penitencial
09h: Visitas missionárias
12h: Ofício da Imaculada Conceição
16h: Missa dos Enfermos
Presidente: Padre Newton Coelho de Oliveira (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barcelona e Ruy Barbosa/RN).
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Antonio Cassiano da Silva (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Quintas – Natal/RN)
Noiteiros: Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Apostolado da Oração, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Setor São Francisco de Assis (Santa Maria), Setor São José (Riacho Fundo 1) e Setor Santa Terezinha (Arisco).
DIA 28/07 – SÁBADO
05h: Caminhada Penitencial
09h: Visitas missionárias
10h: Casamentos comunitários
12h: Ofício da Imaculada Conceição
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Raimundo Renato da Rocha Ciríaco (Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Lajes/RN)
Noiteiros: Encontro de casais com Cristo (ECC), Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho e Comunidade de São João Batista (Ruy Barbosa/RN).
DIA 29/07 – DOMINGO
05h: Caminhada Penitencial
10h30min: Batizados
12h: Ofício da Imaculada Conceição
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Newton Coelho de Oliveira (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Barcelona e Ruy Barbosa/RN).
Noiteiros: Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação (PASCOM), Pastoral da Catequese (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma), Setor Santa Rita de Cássia (Poço do Serrote) e Setor Santa Joana D`arc (Riacho Fundo 2).
DIA 30/07 – SEGUNDA-FEIRA
07h: Caminhada do Agricultor
09h: Missa do Agricultor
Presidente: Padre José Marcos Silva de Lima (Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Riachuelo e Bento Fernandes/RN) (à confirmar)
Homenageados: Todas os trabalhadores que exercem atividades rurais.
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Aerton Sales da Cunha (Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição – Nova Cruz e Lagoa D`anta/RN)
Noiteiros: Pastoral da Criança, Pastoral da Sobriedade, Infância e Adolescência missionária, Prefeitura Municipal de Barcelona/RN, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Finanças, Setor Santo Antonio e Setor Sagrada Família.
DIA 31/07 – TERÇA-FEIRA
05h: Caminhada Penitencial
09h: Visitas missionárias
12h: Ofício da Imaculada Conceição
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Antonio Ranis Rosendo dos Santos, C.Ss.R. (Administrador Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco – Natal/RN)
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Mãe Peregrina, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Básica de Saúde Maria Cândida, Comerciantes e Comerciários, Setor Nossa Senhora das Graças e Setor Nossa Senhora de Lourdes.
DIA 01/08 – QUARTA-FEIRA
05h: Caminhada Penitencial
09h: Visitas missionárias
12h: Ofício da Imaculada Conceição
19h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Padre Severino dos Ramos Vicente (Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo – São Paulo do Potengi/RN e Vigário Episcopal Sul).
Noiteiros: Legião de Maria, Movimento Focolares, Câmara Municipal de Barcelona/RN, Setor São Miguel Arcanjo e Setor Nossa Senhora Aparecida.
DIA 02/08 – QUINTA-FEIRA
05h00min: Caminhada Penitencial
12h00min: Pipocaço
16h00min: Procissão de Encerramento
17h30min: Celebração Eucarística
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal)
Noiteiros: Todas as comunidades.
PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL
DIA 26/07 – QUINTA-FEIRA: Show-louvor com a Comunidade Obra de Maria
DIA 27/07 – SEXTA-FEIRA: Show-louvor com o Ministério de Música Santa Cecília – Bom Jesus/RN.
DIA 28/07 – SÁBADO: XVIII Jantar de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Atração cultural: Narciso dos Teclados.
DIA 29/07 – DOMINGO: Apresentação cultural
DIA 30/07 – SEGUNDA-FEIRA: Festa do Agricultor – Manhã
DIA 31/07 – TERÇA-FEIRA: Apresentação cultural
DIA 01/08 – QUARTA-FEIRA: Apresentação cultural
DIA 02/08 – QUINTA-FEIRA: 06h: Café comunitário
12h: Pipocaço
20h – Tradicional Leilão
DIA 19/08 – DOMINGO: Festival de Prêmios
Todos os dias teremos quermesse e livraria no pátio da Igreja.
Por
Irmão Afonso Murad, Marista, teólogo e professor
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma devoção que foi trazida ao Brasil pelos Missionários Redentoristas. A imagem original veio do Oriente. Talvez da ilha de Creta, e teria sido criada no Século 15. Trata-se de uma pintura bem diferente dos nossos quadros ocidentais. Esse tipo de arte religiosa se chama “ícone”. Os mais conhecidos provem das igrejas de tradição grega e russa. Este estilo de ícone é chamado de “Mãe de Deus da Paixão”. Ele não representa um fato histórico nem pretende simplesmente ser como uma fotografia. Ao contrário, apresenta muitos elementos simbólicos, que falam de Jesus, de Maria e de nós cristãos hoje. Os personagem são estilizados. O rosto de Maria parece sério demais para a nossa mente ocidental. Mas quer transmitir serenidade, sintonia com Deus e ternura.
O fundo dourado nos coloca o âmbito do sagrado. Maria e Jesus já estão no céu, glorificados. Como passaram por sofrimentos e dificuldades, eles nos ajudam a vencer as dores da existência humana. As roupas são típicas dos ícones orientais, que lembram mais as vestes litúrgicas do que as vestimentas da Palestina naquele tempo. No centro, coloca-se Maria, que olha para nós, como se estivesse nos falando. Com a mão direita, segura a mão de Jesus e também aponta para ele. Tal gesto forte está baseado em outras representações nas quais Maria leva Jesus no colo e sinaliza: “Ele é o caminho”. Reaviva também o convite em Caná: “Façam o que ele lhes disser”.
Na parte superior do quadro, os anjos Gabriel e Miguel mostram os instrumentos da paixão. Um deles segura a cruz e o outro, a lança e cana com a esponja ensopada de vinagre (cf. Jô 19,29). Diante desta cena, o menino se assusta e recorre à mãe. Uma das sandálias lhe cai do pé. No alto constam algumas gregas: “IC XC” são a abreviatura “Jesus Cristo” e “MP ØY”, de “Mãe de Deus”. As letras abaixo dos anjos abreviam seus nomes.
Essa representação nos transmite uma bela mensagem. Maria é chamada do “perpétuo socorro” porque sempre está atenta para nos apoiar. Não nos deixa nunca. Muitas vezes, cada cristão se sente como o menino Jesus no quadro. Tem medo diante das ameaças reais. Perde até a sandália para caminhar em paz. E Maria segura firme na sua mão. Dizendo-lhe: confie, meu filho. Eu estou com você. Siga em frente no caminho de Jesus, pois ele é o Caminho!
Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2018
Realização:
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Barcelona e Ruy Barbosa/RN
Padre Newton Coelho de Oliveira
Pároco
Via cn