Barcelona ganhará Portal na entrada da cidade

A cidade de Barcelona/RN pode receber uma grande novidade em breve. Já existe um projeto para a construção do pórtico, que ficará situado as margens da RN-093 – Zona Urbana de nosso município, coordenadas 5°56’56.18”S e 35°55’54.35”O.
Para conseguir a construção do portal, o prefeito assinou no dia 10 de dezembro de 2018 um convênio com o Ministério do Turismo no valor de R$ 270.476,19 (duzentos e setenta mil e quatrocentos e setenta e seis reais e dezenove centavos). Do montante, R$ 1.523,81 serão de contrapartida da Prefeitura.
Justificativa
Barcelona é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se na Microrregião de Borborema Potiguar. Apresenta uma vegetação predominante de caatinga hiperxerófila. A sua população é de 3.950 habitantes de acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE. Seu IDH é de 0.679. Tem importantes riquezas naturais espalhadas por todo o seu território, grutas e serras, o relevo barcelonense é muito acidentado e as inúmeras serras que circundam a cidade, assentada sobre um vale, formam um cenário belíssimo, principalmente durante o inverno que não tem data específica, acontecendo quando chega a estação das chuvas. Dentre as serras há a da Arara, Vermelha, Mulungu, Sapato, Machado, Formigueiro, Barroquinha e dos Bois, além dos serrotes Boqueirão e Bonito. São cenários perfeitos para o rapel, escalada, rali de motos, mountain bike, acampamentos, trilhas e trekking onde já acontece de recebermos turistas de todo o estado e adjacências locais para tais práticas. Nosso evento mais importante é a Festa de Emancipação Política do Município, conhecido em toda região e que todos os anos recebe turistas de várias partes do estado e adjacências. Diante desse contexto, fica claro que a Prefeitura Municipal tem interesse em desenvolver e incrementar o turismo no município e região, principalmente no que se refere à infra-estrutura com vistas a possibilitar a expansão das atividades turísticas. Para tanto, pretendemos com esse pleito realizar a Construção de Portal Turístico com iluminação, localizado as margens da RN-093 – Zona Urbana de nosso município, coordenadas 5°56’56.18”S e 35°55’54.35”O. Informamos que iremos realizar serviços de implantação, substituição de iluminação e construção de um portal turístico, com vistas a propiciar, principalmente aos Turistas, uma melhor infra-estrutura, oferecendo um local de acesso a Barcelona, para o lazer e a manifestação cultural através da realização de atividades promovidas no âmbito do Turismo. Recebemos um grande número de turistas e visitantes de todos os lugares da região e estado no período do evento de Emancipação Política, onde os resultados esperados com a implantação do objeto compreendem dotar o município desta importante infra-estrutura turística, disponibilizando aos turistas comodidade e uma melhor impressão de nossa linda cidade. O objeto em questão pode ser também um item gerador de divisas, à medida que aumenta a demanda turística da localidade, incrementando as atividades econômicas. A execução da obra é de fundamental importância no âmbito do turismo, que além de melhorar a visibilidade da infraestrutura para divulgação do turismo local e melhorar a receptividade para seus visitantes, é uma obra que vem impactar positivamente no desenvolvimento econômico e turístico da Região. Com a referida obra espera-se como resultado o aumento do fluxo turístico, e consequentemente, um aumento no índice de desenvolvimento sócio econômico da cidade.
Com informações do Portal da Transparência

via Potengi News